Absinto · Ipecacuanha

PD: 09 – A dieta de South Beach.

A dieta de South Beach elimina os carboidratos durante as primeiras duas semanas, reintroduzindo os “bons carboidratos” gradualmente.

A dieta de South Beach: premissa

A dieta de South Beach foi desenvolvida pelo cardiologista Dr. Arthur Agatston, a partir da frustração com a falta de resultados de seus pacientes que seguiam dietas de muito carboidrato e pouca gordura. Seu plano alimentar não é nem de poucos carboidratos nem de poucas gorduras. Em vez disso, Agatston se concentra em ensinar como comer os carboidratos e as gorduras certos para ajudar a emagrecer e a reverter os problemas de saúde associados ao sobrepeso.

Ele culpa os carboidratos altamente processados por criarem compulsões alimentares e diz que aprender a controlar tais compulsões leva à perda de peso. Considerada por alguns como uma versão relaxada da dieta de Atkins, a dieta de South Beach começa com uma fase de duas semanas que elimina a maioria dos carboidratos. Depois disso, a dieta reintroduz gradualmente os “bons carboidratos”, incluindo frutas, vegetais, grãos ricos em fibra e gorduras saudáveis, insaturadas.

Tomada rápida
Sem permissão fixa de calorias, carboidratos, proteínas ou gorduras.
Pretende corrigir a química do corpo reduzindo o risco de doenças.
Estimula os vegetais ricos em fibra e os grãos integrais.

A lógica

Comer pode dar fim a sua fome imediata, mas certos alimentos, principalmente pães brancos, batatas, arroz e outros carboidratos altamente processados podem causar uma introdução de insulina no sangue. Isso leva à compulsão por mais carboidratos, diz Agatston. Quando você come carboidratos que são metabolizados mais lentamente, como grãos integrais e vegetais ricos em fibra, a liberação de insulina é gradual. Como resultado, segundo ele, as compulsões alimentares e os níveis sangüíneos de glicose e de insulina são controlados melhor, tornando mais fácil perder e manter o peso. Agatston argumenta que você não só irá emagrecer com a dieta de South Beach, como poderá corrigir a maneira como o seu corpo responde aos “carboidratos ruins”, alterando a química do seu corpo para diminuir o risco de problemas de saúde relacionados ao peso, como diabete e doenças cardíacas.

O que tem para o café da manhã, o almoço e o jantar?

Agatston acredita que a fome debilita os programas de perda de peso, portanto, ele não pede que você conte calorias, carboidratos, proteínas ou gorduras. Se você seguir o plano de alimentação dele, a sua fome estará sob controle. Nas duas primeiras semanas, você purifica o seu corpo eliminando completamente os carboidratos. Não há limites para os alimentos permitidos, mas as refeições deveriam ser justas o suficiente para aliviar a fome. Na segunda fase você libera gradualmente a ingestão de carboidratos, observando o peso e como você se sente. Os carboidratos preferenciais nesta fase são aqueles com baixa pontuação de índice glicêmico (uma medida do grau em que certos alimentos aumentam os níveis de glicose sangüínea), como grãos integrais, algumas frutas e iogurte integral.

Você não deve ir muito longe com os bons carboidratos, porque porções grandes destes alimentos ainda podem aumentar as taxas de glicose e de insulina no sangue. Quando tiver alcançado a sua meta de peso, pode passar à terceira fase, a da manutenção. Neste ponto, todo alimento é permitido, incluindo sobremesas de vez em quando, mas se você começar a ganhar peso, será instruído a voltar à primeira ou à segunda fase para entrar nos eixos. Duas semanas de exemplos de planos de refeições e dezenas de receitas são fornecidas para cada fase da dieta. Recentemente, Agatston lançou “The South Beach Diet Cookbook”, oferecendo muito mais dicas e receitas. Na maioria dos supermercados, você pode encontrar vários alimentos embalados que trazem o nome da dieta de South Beach, incluindo petiscos, cereais, bolachas, biscoitos salgados, pratos congelados, sanduíches e sobremesas. São opções saudáveis e convenientes, mas consideravelmente mais caras do que comprar alimentos integrais.

 

A dieta de South Beach estimula o
consumo de vegetais ricos em fibra 

Fato ou ficção: o que dizem os especialistas

Depois da primeira fase, a dieta é muito mais moderada do que a de Atkins. No entanto, não há limites para quaisquer alimentos permitidos durante a segunda e a terceira fases, o que pode ser uma preocupação. Embora Agatston instrua seus seguidores a fazerem refeições de tamanho normal, isto pode ser um problema para os que têm problemas para interpretar suas sensações de fome e de saciedade. Por outro lado, o plano estimula os lanches e as sobremesas, que podem ajudar a manter a fome a uma distância segura e a reduzir a sensação de privação. Muitos especialistas sustentam que escolher os alimentos com base em seus índices glicêmicos é uma maneira limitada de encará-los. Suprimir carboidratos como cenoura, batata, macarrão, banana, abacaxi e melancia durante as primeiras fases da dieta simplesmente por causa de sua pontuação de índice glicêmico ignora o fato de que estes alimentos contêm nutrientes essenciais.

Perdas e ganhos/qual é o perigo?

No conjunto, a dieta recomendada na segunda e na terceira fases é bem balanceada e moderada. Você pode esperar níveis menores de glicose, insulina e colesterol, embora provavelmente mais como conseqüência da perda de peso do que da dieta em si. Agatston recomenda fazer exercícios, mas diz que isto não é necessário para emagrecer. Em vez disso, é a chave para acelerar a perda de peso e para reduzir os níveis de glicose e de insulina. A recomendação de voltar à primeira ou à segunda fase a qualquer momento que você começar a engordar poderia causar falta de nutrientes se você ficar na primeira fase, restritiva, durante muito tempo. Já que a perda de peso irá desacelerar na segunda fase e os quilos podem voltar durante a terceira, os seguidores podem ficar frustrados e querer retornar ou permanecer na primeira fase. O programa online permite que você personalize melhor a dieta em comparação com o livro, mas programe-se para pagar cerca de US$ 65 por 3 meses de serviço. Com a possibilidade de personalização online, a dieta de South Beach tem mais potencial de resultados saudáveis e duradouros.

Agora você ficou por dentro das dietas de baixo carboidrato e de índice glicêmico. Considere uma que pareça certa para você.

in: http://saude.hsw.uol.com.br/como-perder-peso-com-uma-dieta-de-baixos-carboidratos5.htm

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