Absinto

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

Imagine então o Caboclo do Campo Grande e o sopé do Morro Ipiranga.

Medo…

São Paulo, quinta-feira, 16 de abril de 2009

Xixi corrói estrutura de viaduto na Bahia Hábito de urinar no local faz com que Prefeitura de Salvador desembolse R$ 500 mil para recuperar obra

DA AGÊNCIA FOLHA

A Prefeitura de Salvador (BA) está gastando cerca de R$ 500 mil para recuperar um viaduto cujas 14 pilastras foram desgastadas pela acidez de urina humana.

O superintendente de Conservação e Obras Públicas da capital baiana, Luciano Valladares, diz que todas as pilastras do viaduto Luiz Cabral, na região central da cidade, sofreram corrosão por causa do hábito dos frequentadores do entorno de fazer xixi nelas. Segundo informações do superintendente, a urina foi capaz de provocar a dilatação da parte metálica das pilastras, causando a gradual corrosão do concreto.

As obras devem ser concluídas em maio, de acordo com Valladares. Até agora, seis pilastras foram recuperadas.
Para evitar que o xixi provoque mais prejuízos à estrutura do viaduto, o superintendente afirma que a prefeitura utiliza na recomposição dos pilares argamassa e pintura resistentes à corrosão. Armações de aço das estruturas também estão sendo reforçadas.

Solução do problema

Para ele, a solução do problema não depende da construção de mais banheiros públicos na cidade. Valladares afirma que uma passarela nas proximidades do shopping Iguatemi (próximo ao terminal de ônibus de Salvador) sofreu com o desgaste nas estruturas mesmo com um sanitário por perto.
“Se tiver que colocar mictório, haja mictório. É melhor educar o povo do que colocar um sanitário em cada esquina”, afirma Valladares.

O caso não é inédito na capital baiana. Cerca de oito passarelas na cidade de Salvador já foram reformadas por causa de corrosão provocada por urina, de acordo com informações do superintendente.
Reparos por causa de corrosão por urina podem ser necessários em outros locais. A prefeitura, segundo Valladares, está realizando um levantamento sobre a necessidade de obras de manutenção em vias públicas de Salvador.

in: Folha de São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s