H2SO2

Romeo et Juliette

Abrem-se as cortinas.

Julieta, em seu melhor vestido, aguarda seu amado na sacada. Sutilmente, confere o odor das próprias axilas. Olha para o céu, confere o horário num relógio de bolso dourado. Tamborila com os dedos na sacada.

Enfim, Romeu desponta no horizonte e a moça dá um suspiro contido. Olha nervosamente para os lados e para dentro do quarto, conferindo se não há ninguém à espreita. Romeu começa a declarar os belos versos que ensaiara por toda a noite. Julieta agora carrega o sorriso tolo dos apaixonados no rosto.

R: Julieta… Oh, minha doce Julieta! Minha bela e doce Julieta… Pois tu és o Leste e Julieta é o Sol!

Julieta parece estar confusa. O sorriso dá lugar a uma expressão de espanto.

R: Não… Calma… Tu és o Sol e Julieta é o Oest… Não, espera. Está errado, isto.

Julieta faz que sim com a cabeça.

R:Tu!

J: Sim?

R: Tu és Julieta.

J: Isso.

R: E o Leste…

Romeu pára de súbito. Olha para um lado, olha para o outro. Parece procurar alguma coisa, aponta para diversas direções com a mão em  palma aberta, gira o corpo de um lado para o outro. Percebe-se que ele balbucia alguma coisa….

R: Norte… Leste… Oeste… Norte…. Calma… Sul…

Romeu, atônito, olha para o céu e busca algo exasperadamente. Julieta já está visivelmente impaciente.

R: Onde está o Cruzeiro do Sul?

Julieta olha para Romeu com um misto de surpresa e assombro.

J: Romeu… Você está bem?

Romeu parece não entender o motivo da pergunta, apesar de obviamente confuso.

R: Eu… Ehr… Hã..?

J: Você.

R: Eu.

J: Está bem?

R: Ah. Eu. Bem… Sim, claro.

Romeu estufa o peito e diz em voz galanteadora:

R: Como poderia eu não estar bem diante de tamanha beleza e formosura?

Julieta cora imediatamente e parece perdoar a cena tão vexatória.

R: Pois tu, Julieta, és o Oeste e o Sol…

Parece. #facepalm

Romeu olha o céu novamente. Após alguns segundos do mais constrangedor silêncio, Julieta respira fundo.

J: Ainda procurando o Cruzeiro do Sul, Romeu?

R: Tenho certeza que ele deveria estar aqui em algum lugar…

J: Romeu…

R: Não seria..?

Romeu aponta para qualquer constelação diferente do Cruzeiro do Sul. Julieta está cada vez mais impaciente.

R: Ou seria aquela..? Ou aquela outra ali…….?

Romeu aponta para cima nas mais diversas direções.

J: Romeu..?

R: Não… Definitivamente não é aquela… Aquela ali é a…

J: ROMEU!

Seu tom de voz é severo. Romeu prende a respiração e olha para Julieta assustado.

J: Não encontrarás o Cruzeiro do Sul.

R: Mas é claro que encontrarei, amada Julieta. Estou um pouco confuso…

J: Ah, é? – diz Julieta com sarcasmo.

R: …mas tenho certeza de que…

Romeu põe o indicador esquerdo no queixo e, com o direito, aponta para mais outro ponto no céu.

J: ROMEU! JAMAIS ENCONTRARÁS O CRUZEIRO DO SUL! ESTAMOS NA ITÁLIA, ROMEU. I-TÁ-LIA!

R: E que tem que estamos na Itália?

J: Tem que o Cruzeiro do Sul NÃO APARECE NO CÉU ITALIANO! Estamos no hemisfério Norte. Nor-te!

R: Ah…

Julieta faz que sim com a cabeça. Ela tem uma expressão de desdém.

R: Então como se faz para saber em que direção fica o Sul na Itália?

Julieta aponta para o Sul completamente impaciente e desdenhosa.

R: Então se lá é o Sul…

Romeu volta a girar o corpo e apontar em todas as direções.

J: Romeu… Posso saber por que queres tanto saber onde fica o Sul?

R: Não quero saber onde fica o Sul. Quero saber onde fica o Leste.

Julieta ergue apenas uma sobrancelha e move a cabça um pouco pra trás.

R: Porque o Leste… O Leste é o Sol e tu, Julieta….

A moça faz uma expressão de desgosto e espalma a mão direita sinalizando para que Romeu pare imediatamente.

J: Olha Romeu… Acho que isto não vai dar certo…

R: Isto o quê?

J: Isto, Romeu. Eu e você. – diz apontando para si e para Romeu repetidas vezes.

R: Mas Julieta, minha amada! É claro que dará certo. É só você se esforçar um pouco mais.

Julieta abre a boca ofendida. Romeu assume uma postura professoral e começa a dar uma lição de moral em Julieta.

R: Você é muito ansiosa! Tudo é pra já. Não sabe apreciar belas palavras, um belo romance. Eu sei que não é sua culpa, minha amada. Eu sei que é aquela bruxa velha da sua mãe que fica pondo as coisas na sua cabeça. Aquela jararaca desdentada aproveita-se da sua falta de personalidade e fica dizendo-lhe inverdades a meu respeito… Mas ao menos uma vez você deveria pensar por conta própria e…

J: …Você está certo, Romeu. – diz Julieta sarcástica.

R: Mas é claro que estou certo, Julieta! E quando antes estive errado?

Julieta perde a paciência de uma vez por todas.

J: Olha, Romeu. Pra mim já chega, ok? Estou cansada de tudo isso. Pra mim CHEGA!

R: Quem chega? – diz Romeu olhando assustado para todos os lados. – O brutamontes do seu pai chega? Ou é o troglodita do seu irmão?

J: Você, Romeu! Eu e você. BASTA! não quero mais. Some daqui! Some daqui e nunca mais ouses aparecer, ouviu bem? Não. Quero. Mais.

Romeu nunca esteve tão surpreso.

R: Você está terminando comigo, Julieta? É isto?!? Ou entendi errado…?

J: Não, Romeu….

Romeu suspira aliviado.

J:…Você não entendeu errado.

O rapaz fica surpreso novamente.

J: Estou terminando com você, sim. Aliás, já terminei. Acabou, ok? A-ca-bou!

R: Mas assim, de súbito? Sem ao menos me dar um motivo..?

J: Sem ao menos te dar um motivo… Sem ao menos te dar um motivo!

R: É! Sem ao menos dizer a razão! Isso não é justo. Eu sempre soube, você é igualzinha à sua mãe! Uma sanguinária sem coração, uma cobra de sangue frio.

Julieta está em completa fúria.

J: Pois é um motivo que você quer?!?

R: Sim! É um motivo que eu quero. Uma razão!

J: Você é um grosso, Romeu! Você é insensível e idiota. Você é burro, inconveniente, arrogante! Um completo imbecil! Um canalha insensível e imbecil!

Faz-se um silêncio de alguns segundos…

R: E não vais me dar um motivo?

Julieta desiste de argumentar.

J: Estou terminando com você porque você tem chulé!

Julieta fecha as janelas irada e se recolhe. As cortinas se fecham. De relance, ainda podemos ver Romeu, sentado no chão, cheirando os próprios pés…

Um comentário em “Romeo et Juliette

Deixe um comentário

