Absinto

Brasilidade. Nagô, inda quando acaba.

O povo diz que o brasileiro é muito receptivo a gringo. Isso é uma mentira descarada! O brasileiro – e, em especial, o baiano – é receptivo a todo mundo. Todo mundo, mesmo. É só dar um pouquinho de espaço, que ele se abre todo.

É que o baiano é um brasileiro mais bairrista, mais visceral. Porque, veja bem, esse bafafá todo começou aqui. Foi daqui que começou essa mistureba louca de índio com preto e português que deu origem ao nosso tão amado Brasil. Pra piorar, o mapa tem o exato mesmo formato e a subdivisão interna funciona da mesma bela e precisa maneira.

…E o baiano é todo muito receptivo com todo mundo, mesmo. O baiano faz amizade na padaria, no boteco, na peixaria, no buzu, em qualquer canto. Ele dá palpite na sua roupa sem nunca ter te visto na vida e aproveita a fila do banco pra fazer psicanálise de grupo.

Só que nesta brincadeira, acaba que todo baiano conhece todo mundo e, por uma matemática muito simples, todo mundo se conhece. E acaba todo mundo fazendo parte de uma grande família, dessas bem numerosas. Todos são meio irmãos e meio primos – de primeiro, segundo ou terceiro grau.

É uma família cheia de birras e intrigas, fofocas e reclamações. É uma família cheia de admiração e afeto. E acho que é isso mesmo que atrai tanto às pessoas: a Bahia é uma grande mãe, com um coração bem quentinho pronto pra abraçar todo mundo que aqui chegar.

Anúncios

3 comentários em “Brasilidade. Nagô, inda quando acaba.

  1. Garota… eu ADOREI o texto.
    Até hoje, não vi definição melhor sobre baianos, categoria em que estou orgulhosamente incluída.
    Não precisou ser um texto longo, nem caricato.
    Li, e me identifiquei no mesmo instante, e só isso já bastava, mas o seu modo de escrever encanta!
    O que eu vi foi um tato impressionante em relaç -viu? Quase teço mais 254 comentários sobre o quanto esse texto agora é um dos meus favoritos. Serei direta, como você.

    Novamente, um belo e verdadeiro texto.

    And i mean it.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s