SIC TRANSIT

A coisa tá russa…

Pois eu vou contar minha experiencia tambem.
Queria muito ir pra Romenia. Alguma coisa me chama naquele lugar! Cheguei a ser aprovada em duas vagas romenas, mas acabou nao dando certo. Estou na Russia, em Moscou. Quando me perguntam por que escolhi Moscou, respondo sem pestanejar: “eu nao escolhi. Moscou que me escolheu.
” Uma amiga perguntou “Voce vai viajar em de quinze dias, como voce nao esta surtando?”. “Eu nao paro pra pensar a respeito”, respondi. “Eu vou e pronto. Se eu pensar muito, vou amarelar.”
Viajei nao em quinze dias, mas em uma semana. Moscou me escolheu e me escolheu com urgencia. Isto aconteceu um mes atras.
Nao fazia a menor ideia do que ia encontrar aqui. Imaginava algumas coisas, mas me deparei com um universo totalmente diferente.
O comite de Moscou eh insanamente desorganizado e nosso trabalho, basicamente, eh a gente que decide e faz – ou deixa de fazer. Mas a gente nao veio aqui de ferias ou a passeio, entao estamos tentando nos organizar.
As hospedagens providas, em maioria, sao bem ruins. Fizeram parceria com uns hostels, mas os internos ficam pulando de hostel o tempo todo. Tem mais gente chegando e nao tem host pra todo mundo.
O comite tambem nao esta honrando o compromisso de alimentar os internos. Ate entao, ficaram negando que prometeram alimentacao. Agora acho que perceberam que negar nao vai levar a lugar nenhum e hoje teremos uma reuniao onde responderao se os internos terao uma refeicao por dia ou nao.
Por sorte, eu nao tenho esse problema. Vivo com uma host family muito boa e, apesar de muito longe do centro, eu tenho alimentacao e eles cuidam muito bem de mim. Eu tive sorte, sorte mesmo.
Quando eu estava conversando com Luana Chaves , minha EP manager, sobre todos os problemas que estamos tendo aqui, ela ficou horrorizada, em choque. Ficou chateada tambem de eu nao estar vivendo inteiramente minha experiencia de intercambio. Eu fiquei pensando sobre isso e cheguei a conclusao de quanto esses problemas estao fazendo a mim e aos outros internos crescerem. Sinto que posso mudar alguma coisa de fato, melhorar o LC Moscou, faze-los perceber que AIESEC nao eh ficar brincando de escritorio enquanto passa o dia no Facebook com os coleguinhas. Os internos querem enviar uma carta a AI, mas se fizermos isso o comite tem grandessissimas chances de fechar. Nao, nao quero isso. Nao quero que o comite feche, quero que eles tratem os internos com respeito.
Eles mentem, negam, tentam esconder os erros. Um monte de criancinhas brincando de ser adultos… Nao esta certo, isso.
Estou fazendo amigos aqui pra minha vida inteira, tenho certeza. Eh no momento de crise que voce ve quem eh quem, acho. Tem gente que se importa de verdade, tem gente que simplesmente finge se importar. E falo de todo mundo, internos e membros do comite.
Varias pessoas nao-relacionadas a AIESEC estao se envolvendo e ajudando de todas as maneiras possiveis.
Eu estou sendo porta-voz dos internos. Afinal, minha host eh OCP ICXn-c e eh quem toma conta do meu projeto. Em alguns dias, ela fara o intercambio dela e, espero, nao vai viajar com tanta preocupacao na cabeca. Ela eh uma menina muito legal e sei que ela eh uma das que trabalha e se importa.
Estou crescendo e me desenvolvendo mais do que em qualquer experiencia de intercambio, tenham certeza. Estamos sorrindo e fazendo piada da situacao, ainda assim. A gente ri, porque apesar de todo o estresse, nao deixa de ser engracado. Estou descobrindo qualidades em mim que nem desconfiava que tinha. Estou descobrindo uma forca em mim que nem sei de onde vem. Uma maturidade e uma paciencia que nunca tinham se manifestado antes. Um amor pelo proximo que nem sempre a gente sente. Um desprezo pelas coisas pequenas e pelas mesquinharias, mas pela primeira vez nao esta me afetando internamente de maneira negativa. Estou entendendo outras pessoas e outos pontos de vista. Estou criando lacos e vinculos que jamais serao destruidos.
Se isto nao eh Development Traineeship, eu nao sei mais o que pode ser.

Deixe um comentário

