SIC TRANSIT

PRECISO DE VOCÊ!

Galera, seguinte: estou indo num programa de intercâmbio e passarei três meses na Romênia fazendo trabalho voluntário.

Como muitos aqui devem saber, a região Romênia-Hungria foi e ainda é importantíssima para as artes Mágicas e Circenses e traz a raiz de quase tudo aquilo que a gente conhece como tal.

Harry Houdini nasceu em Budapeste e rezam as lendas que os circos ciganos romenos são os mais èpicamente lindos de todos.

De certo, pelas bandas de lá, devem ter dezenas de museus e oficinas com material que, creio eu, todos nós gostaríamos de ter acesso e saber um pouco mais a respeito.

Vou munida de câmera e blog, bloquinho de notas e bilhete de trem pra caçar, em cada minuto livre, as origens (ou parte relevante, pelo menos) de nossa tão amada Arte e peço a ajuda de vocês para descobrir o que precisa ser visto.

Vejam bem… É bom pra todo mundo, pois pretendo partilhar toda essa informação com vocês, seja filmando, fotografando ou simplesmente relatando, dependendo do recurso que eu tiver disponível. Quero compilar o máximo de informação possível e sei que muitos por aqui devem partilhar as mesmas curiosidades que eu. Quero ajuda!

Quando estive na Rússia, não tinha qualquer idéia do que ia acontecer e acabei não me programando direito. Achei que bastava chegar lá e perguntar, que todo mundo saberia me dizer. Tolice! Cabacice minha, mesmo. Vi o circo russo em seu esplendor! Tive a honra de assistir a um espetáculo dos circos Bolshoi e Nikulin, os dois maiores da Rússia, mas o fiz como expectadora e só.

Não conversei com ninguém, não conheci nenhum circo mambembe, não encontrei nenhum grupo de malabaristas, não conheci nenhum mágico nenhum palhaço, nada.

Na primeira vez que andei pela Arbat, em Moscou, vi UM mágico de rua e UM palhaço na rua. Ali, parados na rua movimentada e cheia de turistas, misturados no meio das toneladas de músicos e estátuas vivas. E foi a única coisa do gênero que eu vi em todo o meu percurso até descobrir, por acaso, pelo mapa que o rapaz do hostel me deu, que havia um Museu da Mágica em Paris e eu fui até lá. Vi um show de um senhorzinho muito simpático que, ao dizer-lhe que éramos colegas de profissão, apresentou-me a outro senhor mais simpático ainda que me deu dois pôsteres de presente – os quais eu esqueci bem na frente do guichê do metrô. ;(

Estava tendo uma exposição de David Copperfield e tinha aparatos maravilhosos que realmente fazem a gente ficar com cara de idiota, maravilhado e boquiaberto, olhando pra todos os lados.

Eu olhei e futuquei cada um deles. A grande maioria era de aparatos interativos, e tinha uma seção só de bonecos que se moviam caso você apertasse um botão. Museu de Mágica e aqueles bonecos que a gente vê sob plaquinhas onde tem escrito “Carnival”.

Foi tudo muito lindo e, apesar da câmera não estar mais cooperando muito, eu fotografei e filmei tudo o que pude! Mas é que como não tinha ninguém cobrando nada específico e eu não tinha nenhum compromisso de postar estas coisas, acabei empurrando com a barriga até… até… Até mais ou menos agora, eu acho.

Bigods falou dum show do (como é mesmo o nome dele? aquele loiro com cara de príncipe encantado….) que eu não poderia de jeito maneira deixar de ver em Amsterdã…. Mas, quando ele me avisou, já era o último dia da temporada e, enquanto no Brasil ainda era o dia do show, lá já era o dia seguinte. ;/

Mas, desta vez, eu quero fazer diferente! Eu quero saber as coisas que estão acontecendo e, mais ainda, quero saber as coisas que sempre aconteceram ou que aconteceram muuuuuuito tempo atrás, mas que ainda há relatos e boatos correndo por aí.

…e eu preciso da ajuda de vocês!

O que eu proponho, é um acordo assim: vocês me ajudam a descobrir o que precisa ser descoberto, me ajudam a conhecer a Romênia, a Hungria e tudo o que tiver ao redor, fazem pesquisas sobre fatos interessantes e lugares incríveis e remotos e mandam pra mim dizendo porque que eu tenho que ir lá!

Em contrapartida, eu fico com o compromisso de arrancar o máximo de informação que eu puder a respeito das pessoas do lugar, filmo tudo o que eu conseguir, fotografo tudo o que der pra fotografar e ainda corro atrás de agradinhos praqueles que me derem as dicas master (tipo carta autografada, foto de alguma coisa específica, vídeo fazendo declaração de amor pra Jucineyde de Cajazeiras 46….. o que rolar!).

Não precisa ser só coisa de Mágica e Circo, não. Vale história, lendas bizarras, castelos, paisagens…. Evitemos o feijão-com-arroz “Conde Drácula-Torre Eiffel-Mercado Modelo-Cristo Redentor” e procuremos coisas bizarras, estranhas, remotas, obscuras, fantásticas, incríveis, deliciosas, o que for. Comidas a experimentar? Tá valendo. Boteco que fulaninho freqüentou? Tô colada. O castelo abandonado onde a Condessa Erzsébet Bátorhy morou…? Esse eu vou com certeza!

Quem já foi, me fala o que sabe. Quem não foi, olha nas Wikipedias da vida (inda mais se tiver aquelas encyclopaedias poeirentas esquecidas nas prateleiras altas da estante de casa)…. Se puder ajudar de alguma maneira ou se tiver qualquer curiosidade a matar… Vamo que vamo, que agora é a chance! 😀

 Trabalhemos juntos.

Assim, eu fico sabendo mais sobre a Romênia, vocês ficam sabendo mais sobre a Romênia, todos nós ficamos sabendo mais sobre as histórias e estórias da região e todo mundo fica feliz! ;D

(Uma primeira ajuda, inclusive, seria traduzir este texto para o inglês que, apesar de eu ter plenas capacidades de fazê-lo, me tomará algum tempo – já faz um bocado de tempo que o estou escrevendo – e seria excelente poder poupá-lo. Dou uma gratificação especial, que a gente negocia.)

Espero que a idéia pareça tão interessante a vocês quanto parece a mim! ^^
E divulguem a palavra, se puderem. Ficarei muito, muito mesmo agradecida! 😀

Sic transit gloria mundi.

Deixe um comentário

