SIC TRANSIT

Como se preparar para o frio?

Tem muita gente me perguntando e eu jurava que já tinha postado isto aqui, mas como nem eu mesma encontrei, das duas uma:

a) eu não postei.

ou…

b) eu postei há tantos dias que se perdeu no emaranhado de posts…

Tudo começou, na verdade, com uma resposta que dei a minha mãe depois de ela me perguntar umas duzentas e doze vezes o que ela tinha que pôr na mala pra viajar. Ela vai pra Turquia, parece. Ela vive me dizendo onde é, mas confesso que esqueço. De qualquer maneira, quanto mais longe da linhazinha que separa a metade de cima da metade de baixo do mundo, mais frio – escreve aí.

– Mas quão frio, Tia Nana?

Aí eu já não sei te dizer. Mas pra isso que existe o tal de “weather forecast”, vulgarmente conhecido como “previsão do tempo”. Põe aí no Google! Existem milhares de opções.

É mais confiável que a Revista Veja e o Jornal Nacional, vai por mim! 😉

*   *   *

Aí tu pôs no Google, escolheu seu site favorito porque ele tinha nuvenzinhas com carinhas tristes e soizinhos com carinhas felizes…. e não ficou feliz com o resultado. Aí você abriu em mais cinco sites diferentes só pra ter certeza e o resultado é o mesmo. Previsão para os próximos dias: frio pra caralho.

– E eu faço o quê, Tia Nana?

Primeiro, segue o conselho mais importante de todos: não entre em pânico.

Não entre em pânico.
...e não esqueça da toalha!

O segundo conselho é: comece a passar hidratante AGORA! Pega aquele Nivea da latinha azul (ou o hidratante mais gorduroso que você tiver notícia) e começa a passar em tudo, que é pra pele estar bem hidratadinha quando chegar. …E não pare nunca mais!

Nívea da latinha azul é seu amigo. Eu passo ele na cara, no pescoço, no cabelo, nas mãos, dentro do nariz, dentro das orelhas… TUDO!

No geral, no resto do corpo, uso um outro Nivea azul escuro para pele extra-seca que ajuda mas, cá entre nós, não exatamente resolve. Pele desidratada é sua maior inimiga! Tu dá uma raladinha besta com sua própria unha, vira uma cratera sem tamanho, úlcera, o diabo… E, enquanto não hidratar, NÃO CICATRIZA. Entendeu? Não. Cicatriza.

Três dias de terapia intensiva de hidratante, no entanto, e você tá pronta pra guerra.

Anotou?

– Mas e roupa, Tia Nana? O que eu levo de roupa?

Ó… Essas segunda-pele (blusas) mais grossinhas e de gola-alta são bem quentes e, em geral, com um casaco por cima resolvem o problema e chega a quase fazer calor, às vezes. Se jogar um suéter ou um moletom no meio, segura a onda legal nos dias mais frios.

Nas pernas, no entanto, onde o casaco não alcança, às vezes dá uma gelada. Uma meia calça com calça por cima, só, pra gente que é baiano, NÃO RESOLVE. Tente pegar suas calças mais justas, porque calça folgada e nada é quase, quase a mesma coisa. Tenho feito assim: uma meia-calça da grossa, umas leggings por cima, uma meia normal, aí sim eu ponho a calça. Mas se a calça for folgada e fininha, dá frio no joelho que é uma beleza.

Tenha sempre um cachecol, um gorro e um par de luvas na bolsa, pra não correr o risco de esquecer. Outro dia eu esqueci de pegar a luva, quase perdi os dedos. É bom também ter umas luvinhas de lycra pra pôr por baixo das luvas de lã, quando o bicho pega.

No pé, se a bota for peludinha por dentro, resolve (com duas meias, como eu falei). Se der pra enfiar a calça dentro da bota, melhor, que não entra ventinho por baixo. A bota comprida ajuda um bocado!! Mas aqui vende mais fácil e mais barato que aí, então nem se abale. Pegue uma daquelas peludinhas por dentro e, em nome de Cristo Salvador, desencane de bota de saltinho e sola lisa! Mais coturno e menos botinha de caubói, sacou? Que esta porra escorrega e você cai, quebra seu traseiro e SE FODE!

IMPORTANTE: não deixar frestas!! Entre a blusa e a calça (segunda-pele e meia-calça), entre a luva e o punho, entre o colo e as orelhas…… No rosto, ás vezes, é terrível. Principalmente sem passar hidratante! Então tenha aqueles cachecóis que se enrola na cara.

Gorro é necessário, principalmente quando tá nevando. Um porque neve na cara é um lance desagradável. Dois que gela o cucuruto e não é legal. Aquele ventinho escroto na moleira é cruel, vil e torpe.

TRAGA SECADOR DE CABELO!

E não esqueça de um bom protetor labial, se não a boca começa a partir todinha.

E toma-lhe hidratante… Não esqueça: ele é seu melhor amigo!

Eu tava reclamando do frio no Facebook e minha querida Iza Vieira resumiu tudo numa frase.

“Pensa assim: Não é vc que ta com frio. É que ta faltando uma camada de roupa”

Você.
3 comentários em “Como se preparar para o frio?

  1. Você passa nivea de latinha na cara?? No nariz?? ECA VEI!
    Agora sabe… to com um problema sério de pele aqui. O vento resseca meu rosto e piora a rosácea. Eu passo o creme pra Rosácea que resseca ainda mais o rosto. Eu passo hidratante, o hidratante me enche de espinha. To assim… Com a cara ressecada e cheia de cravo ao mesmo tempo O,o. Sem contar a rosácea.

    1. É o único jeito de meu nariz parar de sangrar! Pico-lhe creme dentro das narinas. Ajuda a respirar, não faz aquelas melecas sequinhas escrotas e, principalmente, pára de sangrar!!

Deixe um comentário

