Absinto · SIC TRANSIT

Dialetagem Bairrística

Acho engraçado como cada profissão desenvolve seu próprio idioma. Uma espécie de código secreto, quase como uma Língua do Pê, só pra dificultar a vida dos outros.
Sempre reclamei de advogado que fala em advogadês e a gente não entende lhufas. Estes dias conversava com uma amiga bióloga que está estudando pruma prova e reclamando que cientista tem mania de usar um monte de termo “difícil”, numa vibe “só entende quem é gênio”.
Mas ontem eu tava conversando com uma outra amiga e ela fez uma referência a algo de RPG como um meio mais fácil de explicar o que ela queria dizer e eu, também RPGista, entendi na hora. Daí ela comentou o quanto era bom falar alguma coisa assim e a pessoa entender!
Aí eu me lembrei que a primeira coisa que eu pedi quado comecei a estudar mágica, foi um léxico, porque tinha um monte de expressão que não tem dicionário nem Google que te responda exatamente o que é! Porque a cada parágrafo, vinham três ou quatro palavras que eu nunca tinha visto antes e precisava de uma boa pesquisada pra encontrar o significado, entender o que aquilo poderia significar naquele contexto e, ainda assim, não ter a certeza que entendi direito.
…E aí eu fiquei aqui com meus botões e me toquei que esse lance de “gírias” e “expressões” vai um pouco além do que a gente tá acostumado a pensar.
É como se existisse o Português, o Português Brasileiro e toda uma árvore de pequenos idiomas. Um sotaque não é apenas um sotaque. O leque de gírias, expressões e significados de São Paulo é tão diferente do de Recife, por exemplo, que é quase como se fossem idiomas diferentes.
No fim da contas, acho que isto mesmo é o tal do dialeto. Como se fossem pequenos sub-idiomas, cada estado, cada casta, cada grupo desenvolve seu próprio dialeto, uma maneira de comunicação que só quem está mesmo inserido é capaz de entender e, quem sabe, até adquirir uma certa fluência.
A começar pela Língua do Pê…

Deixe um comentário

